O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro
vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca,
liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial.
Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova
família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que
também mudará a vida de todos a sua volta.
- O longa é inspirado em uma história real e dirigido por John Lee
Hancock, que também escreveu o roteiro a partir do livro The Blind Side:
Evolution of a Game, de Michael Lewis.
OBJETIVO: Realizar a apreciação e análise do filme “Um sonho
possível”, para posicionar-se frente às realidades, valorizando a
cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do
ser humano. Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o
outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.
Promover a conscientização crítico - social dos nossos alunos como forma
de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.
-Trabalhar a interdisciplinaridade com os alunos.
- Trabalhar poemáticas e textos com os alunos, para que eles possam perceber que a matemática se encontra não só nos cálculos como também em textos diversos.
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
- Despertar o senso crítico e a expressão oral.
- Despertar a consciência crítico - social dos alunos, visando a
posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana,
possibilitando uma ação solidária junto a comunidades carentes mais
próximas.
- Descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles
possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que
compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas
pessoas que além de sentir fome, são abandonadas.
- Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.
NOME:...............................................................................................................Nº...........SÉRIE..............
COMPREENDENDO O FILME: “UM SONHO POSSÍVEL”
- Quem são os personagens principais do filme?
- Qual a mensagem principal passada pelo filme?
ATIVIDADES PROPOSTAS:
1. Que ação (gesto) solidária (o) é tratada(o) no filme?
2. Que fato mais lhe tocou? Por quê?
3. O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.
4. Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike?
5. Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade
social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos,
reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o
problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos
responsáveis?
6. Como podemos ser agentes de mudança na sociedade?
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de
água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota". (Madre
Tereza deCalcutá)
OBSERVAÇÃO TODOS OS ALUNOS DEVERÃO RESPONDER O QUESTIONAMENTO QUE VEM APÓS AS COMPETÊNCIAS DO TEMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário